Temer na cadeia Aécio na cadeia

Temer na cadeia Aécio na cadeia
Copiem e colem em seus perfis

terça-feira, 6 de março de 2012

ENTREVISTA COM O PROFESSOR SILVEIRA VIANA

ENTREVISTA COM O PROFESSOR SILVEIRA VIANA 

Um dia desses, passeando pelo Orkut, encontrei uma comunidade chamada “Ateísmo e Anticristianismo” e vasculhei o fórum.

Achei um relato de um professor, denunciando que tinha sido demitido de uma escola já há algum tempo por ser ateu, pura e simplesmente.

Esse não foi o único relato de intransigência religiosa que encontrei lá. Então resolvi dar uma força, como pude; a simples palavra.

Todos devem saber, hoje, que intransigência religiosa é crime. Pois bem, mas nem todos sabem que isso vale também para combater o preconceito contra os ateus, que é imenso nesse país LAICO, que alguns insistem em chamar de católico.

Pois bem, acabou que o professor resolveu conceder-me uma entrevista para o Delfos. Fiquei indeciso quanto à hora de publicar esse conteúdo, todavia, dia desses, visitei a comunidade novamente e vi os comentários do professor.

Ele entrou com uma ação por danos morais e materiais contra a escola que lhe havia demitido sem justa causa e ganhou o caso.

A escola pagou a ele um pouco mais de R$15.200 (quinze mil e duzentos Reais).

Então, sem mais conversa, trago agora em primeira mão, a 1° entrevista do Jornal Delfos, via internet.

Antes da entrevista em si conversamos um pouco:

Ateu Poeta: Cara, descriminar ateus é crime sim. Denuncia.

Vou usar o teu caso e outros pra criar um artigo em meu jornal em defesa dos ATEUS, se você me der permissão para usar o seu relato na comunidade "Ateísmo e Anticristianismo”.

Silveira Viana: Pode usar como quiser. Se precisar, até te dou uma entrevista.

AP: Com certeza, cara.Já criei o texto, mas uma entrevista seria muito bom. Será a primeira entrevista do meu jornal, já pegando um caso sério assim. Pode ser via Orkut mesmo?

SV: Pode sim.

AP: Eu também serei professor, daqui a uns tempos. A primeira pergunta então:

A ENTREVISTA COMEÇA:

AP: 1- Há quanto tempo tu lecionavas naquela escola?

SV: Lecionava a cerca de três anos.

AP: 2- Onde se encontra tal escola (Estado e cidade).

SV: Brumado, BA.

AP: 3- Atualmente você dá aula em outro colégio ou está a procura de emprego?

SV: Dou aula em outros colégios. Estou empregado e bem empregado.

AP: 4- Conte-nos, como se deu o caso da sua demissão devido à intransigência religiosa do diretor.

SV: Alguns alunos descobriram que eu era ateu, e me perguntaram se eu me importava em fazer um debate sobre evolução e criação, achei super interessante e aceitei.

Eles falaram com a direção e com outro professor, que dava aulas de filosofia e era seminarista, marcamos.

Todo o ensino médio participou, começamos a expor nossos pontos de vista. Até que um aluno me perguntou se eu acreditava em Deus, dei um sorriso e disse que não, que era ateu.

O burburinho se instalou. Terminou o ano e a diretora disse que não precisava mais dos meus serviços e disse: "aonde os meus alunos vão chegar com um professor ateu?". Respondi: "eu sou professor da sua escola se, você acha que isso é pouco, então..." Foi assim.

AP: Professor, obrigado por conceder a entrevista ao Jornal Delfos e acima de tudo, obrigado pela ideia da entrevista online, o que ocasiona uma reconfiguração do próprio Delfos, uma vez que não nos passava pela cabeça realizar entrevistas online. Tentaremos fazer com que essa experiência se repita.

Ateu Poeta
Presidente do Jornal Delfos
Ceará-Bahia, via Internet, 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário